Em tupi-guarani Boiçucanga significa “cobra de cabeça grande” e recebeu este nome pela semelhança da formação montanhosa em seu canto esquerdo. Esta serra antigamente dividia o território dos índios tupinambás e tupiniquins.
Com 1 Km de areia amarela e fofa, mar aberto e límpido, boiçucanga é um convite permanente aos visitantes.
As Ilhas próximas são muito procuradas para mergulhos, pesca e passeio de barcos. Com localização privilegiada, fica próximo as praias de Cambury, Barra do Sahy, Juquey e Maresias.
Boiçucanga tornou-se o maior centro comercial e de serviços da Costa Sul de São Sebastião, com muitas opções de compras, lazer, hospedagem, contando com uma Sub-Prefeitura, agência bancária e pronto-socorro.
Conhecida pelo mais espetacular pôr-do-sol das praias do Litoral Norte de SP, Boiçucanga não pode faltar em seu roteiro!
No canto norte da praia onde deságua o Rio Boiçucanga, concentram-se pequenos barcos de pescadores locais, que ainda vivem da pesca, mantendo a tradição de seus antepassados.
É em Boiçucanga o acesso para a Praia Brava, trilhas pela Mata Atlântica e cachoeiras, como a Ribeirão do Itu. Recentemente, tornou-se um dos locais preferidos do litoral para a prática de voo em parapente.
Boiçucanga está estrategicamente localizada entre as praias de Cambury (2km) e Maresias (7km).